1916–Fotos aéreas tiradas por Jorge Kfouri

Mais alguns momentos da fantástica série de fotos aéreas do sírio-brasileiro Jorge Kfuri realizadas em 1916. Kfuri foi o primeiro fotógrafo aéreo do Brasil, e fez os registros abaixo por encomenda do almirante Alexandrino de Alencar, a bordo do hidroplano C-3 pilotado pelo oficial Virginius de Lamare.


Vamos às explicações:

1916 - Jorge Kfouri baia da guanabara lado de niteroi barcas

FOTO 1 - Em primeiro plano vemos a estação que havia em frente ao que hoje é chamado de "Arena Cantareira", mas que naqueles tempos era o "Estaleiro Rodrigues Alves". Quem a conhece hoje deve estranhar, pois o prédio está bem longe do mar. Mas foram os aterros que o afastaram da orla. Em segundo plano podemos ver a Estação da Praça Martim Afonso (atual Praça Araribóia), com seu terminal em estilo eclético inaugurado em 1906 e incendiado em 1959. O risco no mar não é uma ponte, mas uma rachadura no negativo de vidro.


1916 - Jorge Kfouri baia da guanabara lado de niteroi barcas 2

FOTO 2 - Aqui vemos a orla do Centro de Niterói e o canal da Ilha da Conceição por trás, então bem mais largo que atualmente. E as pontes das ruas Mal. Deodoro e Marquês de Caxias, hoje inexistentes.


1916 - Jorge Kfouri baia da guanabara lado de niteroi barcas 3

FOTO 3 - Agora vemos a Estação Martim Afonso em primeiro plano. A única construção ainda de pé é a Repartição dos Correios e Telégrafos.


1916 - Jorge Kfouri baia da guanabara lado de niteroi barcas 4

FOTO 4 - De um ângulo mais plano donde se pode ver até um pedaço da asa do avião usado pelo fotógrafo, vemos o contorno das montanhas de Niterói e São Gonçalo, e uma bela barca a vapor navegando e abrindo na superfície das águas então límpidas da Baía da Guanabara a sua trilha.



1916 - Jorge Kfouri baia da guanabara lado de niteroi barcas 5

FOTO 5 - A única foto do Rio: a Praça Mauá vista de cima. E no canto inferior esquerdo vemos uma barca atracada no Trapiche Mauá. Era uma das embarcações que seguiam até o fundo da Baía da Guanabara e integravam com as linhas de trem com destino a Petrópolis e Teresópolis.


Publicado por Victor Grinbaum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O terminal das barcas na praia de Dom Manuel (Cais Pharoux) em 1880